terça-feira, 14 de maio de 2013

Pedro Marta Santos



É jornalista e argumentista (não necessariamente por esta ordem). Foi redactor e editor de O Independente durante 14 anos, consultor de guiões na SIC Filmes e coordenador de argumentos na Valentim de Carvalho Filmes. Escreveu argumentos de longas-metragens de cinema, telefilmes, mini-séries e séries de TV para as produtoras SIC Filmes, VC Filmes, Stopline Filmes, SP Televisão e Oficina de Filmes, dirigidas por Tiago Guedes, Mário Barroso, Carlos Coelho da Silva, Edgar Pêra e Jorge Queiroga, entre outros. Em 2008, publicou o Guia Terapêutico de Cinema, uma abordagem holística e levemente alucinada da 7.ª arte como composto farmacológico de máxima eficácia.

Escolher os "10 Melhores Filmes" é como decidir as 10 mais belas mulheres. Os 10 quadros mais importantes. O filho predilecto. Depressa se perde o sentido da perspectiva. Ainda assim, acho que consigo escolher os 100 Melhores. Menos do que isso, enlouqueceria.


Os 100 Melhores (sem ordem particular de preferência)

  * Aurora [Sunrise, 1927, de F. W. Murnau]
 A Paixão de Joana d’Arc [La Passion de Jeanne D’Arc, 1928, de Carl T. Dreyer]
 O Mundo a Seus Pés [Citizen Kane, 1941, de Orson Welles]
  * O Grande Escândalo [His Girl Friday, 1940, de Howard Hawks]
 Difamação [Notorious, 1946, de Alfred Hitchcock]
 Casablanca [1942, de Michael Curtiz]
 A Vida do Coronel Blimp [The Life and Death of Colonel Blimp, 1943, de Michael Powell e Emeric Pressburger]
 Há Lodo no Cais [On the Waterfront, 1954, de Elia Kazan]
  * Deus Sabe Quanto Amei [Some Came Running, 1958, de Vincente Minnelli]
   * Blade Runner – Perigo Iminente [1982, de Ridley Scott]
   * Sentimento [Senso, 1954, de Luchino Visconti]
   * A Noite Tem Mil Olhos [Night Has a Thousand Eyes, 1948, de John Farrow]
   * Jules e Jim [Jules et Jim, 1962, de François Truffaut]
   * Otelo [The Tragedy of Othello: The Moor of Venice, 1952, de Orson Welles]
   * Lágrimas de Mãe [To Each His Own, 1946, de Mitchell Leisen]
   * Chinatown [1974, de Roman Polanski]
   * Matar ou Não Matar [In a Lonely Place, 1950, de Nicholas Ray]
   * Mãos Perigosas [Pickup on South Street, 1953, de Samuel Fuller]
    * A Máscara [Persona, 1966, de Ingmar Bergman] 
   * Lawrence da Arábia [Lawrence of Arabia, 1962, de David Lean]
   * 2001 – Odisseia no Espaço [2001: A Space Odyssey, 1968, de Stanley Kubrick]
   * O Padrinho [The Godfather, 1972, de Francis Ford Coppola]
   * O Conformista [Il Conformista, 1970, de Bernardo Bertolucci]
   * O Eclipse [L’Eclisse, 1962, de Michelangelo Antonioni]
   * Ladrões de Bicicletas [Ladri di Biciclette, 1948, de Vittorio de Sica]
   * Taxi Driver [1976, de Martin Scorsese]
   * Son Smeshnogo Cheloveka [1992, curta-metragem de Aleksandr Petrov]
   * Ghost in the Shell [1995, de Mamoru Oshii]
   * Serenata à Chuva [Singin’in the Rain, 1952, de Stanley Donen e Gene Kelly]
   * Mentira Maldita [Sweet Smell of Success, 1957, de Alexander Mckendrick]
   * O Caçador [The Deer Hunter, 1978, de Michael Ciminio]
   * Dias do Paraíso [Days of Heaven, 1978, de Terrence Malick]
   * Apocalypse Now [1979, de Francis Ford Coppola]
   * O Sacrifício [Offret, 1986, de Andrei Tarkovsky]
   * Heat – Cidade Sob Pressão [Heat, 1995, de Michael Mann]
   * Elephant [2003, de Gus Van Sant]
   * O Terceiro Homem [The Third Man, 1949, de Carol Reed]
   * Estrada Perdida [Lost Highway, 1997, de David Lynch]
   * A Desaparecida [The Searchers, 1956, de John Ford] 
   * As Três Noites de Eva [The Lady Eve, 1941, de Preston Sturges]
   * Assassinos [The Killers, 1946, de Robert Siodmak]
   * As Diabólicas [Les Diaboliques, 1955, de Henri-Georges Clouzot]
  *  Million Dollar Baby [2004, de Clint Eastwood]
   * Vontade Indómita [The Fountainhead, 1949, de King Vidor]
   * A Herdeira [The Heiress, 1949, de William Wyler]
   * O Homem Sem Braços [The Unknown, 1927, de Tod Browning]
   * Vertigo – A Mulher Que Viveu Duas Vezes [1958, de Alfred Hitchcock]
   * Estrada de Fogo [Streets of Fire, 1984, de Walter Hill]
   * O Retrato de Jennie [Portrait of Jennie, 1948, de William Dieterle]
   * Cruel Vitória [Bitter Victory, 1957, de Nicholas Ray]
   * Rio Bravo [1959, de Howard Hawks]
   * O Último dos Moicanos [Last of the Mohicans, 1992, de Michael Mann]
   * Imperdoável [Unforgiven, 1992, de Clint Eastwood]
   * Amarcord [1973, de Federico Fellini]
   * Os Condenados de Shawshank [The Shawshank Redemption, 1994, de Frank Darabont]
   * A Vila [The Village, 2004, de M. Night Shyamalan]
   * Gente de Dublin [The Dead, 1987, de John Huston]
   * O Céu Pode Esperar [Heaven Can Wait, 1943, de Ernst Lubitsch]
   * A Sombra do Caçador [The Night of the Hunter, 1955, de Charles Laughton]
   * A Verdade Vence Sempre [Call Northside 777, 1948, de Henry Hathaway]
   * Paraíso Infernal [Only Angels Have Wings, 1939, de Howard Hawks]
   * Brazil – O Outro Lado do Sonho [Brazil, 1985, de Terry Gilliam]
   * A Roda da Fortuna [The Band Wagon, 1953, de Vincente Minnelli]
   * O Grande Amor da Minha Vida [An Affair to Remember, 1957, de Leo McCarey]
   * O Milagre de Anne Sullivan [The Miracle Worker, 1962, de Arthur Penn]
   * Carta de Uma Desconhecida [Letter from an Unknown Woman, 1948, de Max Ophuls]
   * Juventude Inquieta [Rumble Fish, 1983, de Francis Ford Coppola]
   * A Idade da Inocência [The Age of Innocence, 1993, de Martin Scorsese]
   * Quando os Sinos Dobram [Black Narcissus, 1947, de Michael Powell e Emeric Pressburger]
   * Horizontes de Glória [Paths of Glory, 1957, de Stanley Kubrick]
   * O Local do Crime [Le Lieu du Crime, 1986, de André Téchiné]
   * O Meu Maior Pecado [The Tarnished Angels, 1957, de Douglas Sirk]
   * O Exército das Sombras [L’Armée des Ombres, 1969, de Jean-Pierre Melville]
   * Paris, Texas [1984, de Wim Wenders]
   * Encontros Imediatos do Terceiro Grau [Close Encounters of the Third Kind, 1977, de Steven Spielberg]
   * Os Eleitos [The Right Stuff, 1983, de Philip Kaufman]
   * Almas em Chamas [Twelve O’Clock High, 1949, de Henry King]
   * O Fantasma Apaixonado [The Ghost and Mrs. Muir, 1947, de Joseph L. Mankiewicz]
   * A Festa [The Party, 1968, de Blake Edwards]
   * O Vale Era Verde [How Green Was My Valley, 1941, de John Ford]
   * As Brancas Montanhas da Morte [Jeremiah Johnson, 1972, de Sydney Pollack]
   * Fuga Sem Fim [Running on Empty, 1988, de Sidney Lumet]
   * Magnolia [1999, de Paul Thomas Anderson]
   * O Deserto Vermelho [Il Deserto Rosso, 1964, de Michelangelo Antonioni]
   * Papá Por Acaso [The Miracle of Morgan’s Creek, 1944, de Preston Sturges]
   * Ondas de Paixão [Breaking the Waves, 1996, de Lars Von Trier]
   * O Homem Que Queria Ser Rei [The Man Who Would Be King, 1975, de John Huston]
   * O Buraco [Le Trou, 1960, de Jacques Becker]
   * Contacto [Contact, 1997, de Robert Zemeckis]
   * Vermelho [Rouge, 1994, de Krzysztof Kieslowski]
   * Escondido [Caché, 2005, de Michael Haneke]
   * O Padrinho II [The Godfather – part II, 1974, de Francis Ford Coppola]
   * Limbo [1999, de John Sayles]
   * A Última Tentação de Cristo [The Last Temptation of Christ, 1988, de Martin Scorsese]
   * A Cidade do Vício [Trouble in Mind, 1985, de Alan Rudolph]
   * O Arrependido [Out of the Past, 1947, de Jacques Tourneur]
   * O Vício do Jogo [The Gambler, 1974, de Karel Reisz]
   * Aliens [1986, de James Cameron]
   * La Jetée [1982, curta-metragem de Chris Marker]
   * Phase IV (1974, de Saul Bass]  


[Nota da redacção: Excepcionalmente, e percebendo a angústia do PMS no momento da escolha, aqui ficam 10x10 filmes.]



O filme da sua vida: «Vertigo», de Alfred Hitchcock.

Realizador, actor e actriz favoritos: Alfred Hitchcock, Cary Grant, Ingrid Bergman.

Personagem que gostava de encarnar se fosse possível "entrar" no ecrã: Danny Pope [«Running on Empty», 1988] (adolescência), Atticus Finch [«To Kill a Mockingbird», 1962] (idade adulta) e Rachel Cooper [«The Night of the Hunter», 1955] (velhice).

Filme que mais o marcou no momento do seu visionamento: «Encontros Imediatos do Terceiro Grau», aos 9 anos.

Obra-prima clássica (ou nem tanto) com que embirre particularmente: «O Feiticeiro de Oz» e «E Tudo o Vento Levou».

O filme-choque da sua vida: «Saló ou os 120 Dias de Sodoma», de Pier Paolo Pasolini, e «Portrait of a Serial Killer», de John McNaughton.  

Filme do qual possa dizer "a vida é muito parecida com isto": Evito cuidadosamente os filmes muito parecidos com a vida.

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